8.2.08

e o ano começa segunda.

Reza a lenda dos feriados brasileiros que o ano só começa depois do carnaval, ainda mais quando o recesso prolongado cai no começo do mês de fevereiro - como aconteceu esse ano. Eu, como bom seguidor dos mais diversos feriados, aderi a crença nacional e só começarei a me dedicar à qualquer projeto, seja pessoal ou profissional, na segunda-feira.
É claro que a minha escola não perdeu tempo e começou as aulas no dia 29 de janeiro, tendo assim, uma semana de aula entre as férias e os dias de folia. Para completar, não nos deram folga nem ontem, nem hoje. Eu não queria, mas, por causa de forças maiores, acabei indo todos esses dias à escola - confesso que pouco aproveitei: eu não queria ter aula e os professores queriam ir embora para suas casas, ou seja, foram manhãs perdidas, nas quais eu podia estar dormindo, curtindo uns dias a mais de férias.
Mas se você pensar bem, o Brasil permanece em 'primeira marcha' entre o Ano Novo e o Carnaval, pois as pessoas não estão nem aí para o trabalho, apenas agendam as viagens para os dias festivos ou, em outros casos, nem se quer voltam para o escritório: decidem ficar um tempo mais, curtindo a praia, a casa da mãe, o hotel ou seja lá onde estiverem. No fundo, é uma pequena parcela da população do nosso país que aproveita o carnaval para se lembrar dos momos e das porta-bandeiras, a maioria quer saber mesmo é de matar o serviço, a escola e os compromissos - tudo em prol da pouca vontade de ter que assistir aulas, assinar papéis e escutar o chefe reclamar.
Imagino que apenas os comerciantes saem ganhando nesse caos de feriados, pois enquanto as pessoas não vão trabalhar, se dedicam ao hobby mais cultivado ultimamente: comprar. E é numa dessa que os donos das lojas acabam faturando mais: seja vendendo fantasias, confetes, espuma ou vendendo roupas de grife em liquidação. Enquanto as escolas de samba se preparam para entrar na avenida, a gente se importa em comprar a peça de roupa com preço mais em conta, ou a fantasia mais legal (que vá deixar os outros morrendo de inveja).
E quando decidimos descansar já é domingo e, fatídicamente, na segunda-feira a rotina começará de novo. A velha rotina de trabalhar bolando planos para o próximo feriado prolongado. Benditos sejam os dias de folga.

Nenhum comentário: