4.4.08

filosofia do mundo atual.

Se os filósofos antigos vivessem hoje, esqueceriam essa babaquice de encontrar a origem de tudo, mas se preocupariam em amenizar essa morte gradual do mundo, conseqüência da nossa incessável busca por confortos e afeto - coisas não encontradas mais nos seres-humanos.
Se os filósofos antigos vivessem hoje, desistiriam de propor governos justos, políticas da maioria e direitos dos cidadãos - está mais que provado: são todas teorias utópicas que nunca se concretizarão. Não enquanto não soubermos dosar nossa ambição pessoal.
Se os filósofos antigos vivessem hoje, entenderiam que propor um tal 'mundo das idéias' não foi uma grande sacada, pois foi a partir desse que surgiram os padrões - de beleza, de riqueza, de inteligência, de vida - que, na sua maioria, são inalcansáveis, mas levam pessoas a desenvolver problemas psicológicos, como distúrbio alimentar e vício por consumo.
Se os filósofos antigos vivessem hoje, não falariam difícil ao ponto de parecerem loucos. Diriam palavras simples, que sá as mesmas que não saem da minha boca. Estas que não se apagam tão fácil do cotidiano, não se soltam dos fatos ruins, não cansam de serem pronunciadas e parasitam na tristeza dos outros:
- 'Tá tudo perdido.

Nenhum comentário: