7.5.08

não parta jamais.

Campinas, 07 de maio de 2008

Vinicius de Moraes,

Seguro, entre o peito e as mãos, a sua obra completa - os versos que ilustram os dias que parecem paredes em branco. Leio-os e tento entender o seu dialeto - essa dança de palavras que me movem ao outro lado da razão.
Sua voz, que poucos lembram de cor, é transformada, todos os dias, no grito aquietado de quem bebe um pouco de suas palavras - talvez, no sussurro de quem o lê em biblioteca. Enquanto eu sou somente a essência das idéias que brotam na mente e que morrem no vento frio, você é o eterno (no silêncio dos olhos cansados).
Às vezes medito a idéia de poder lhe dizer pessoalmente tudo que seus versos me proporcionaram, mas em outros momentos acho minha retória sem-graça: meus colossos perdem a cor quando você aparece - tudo fica sem cor para admirar a sua aura nata. O mundo se torna banal e frágil perto dessa outra realidade que criou em suas estrofes - viver é mais fácil dentro de seus sonetos.
Por isso e outros tantos motivos d'alma, peço que se faça presente - sei que a morte já não foi o bastante para lhe levar embora -, peço que resista aos ventavais e não parta jamais, pois não pode haver tempo que mate quem desvendou a vida.

Com saudade,
Stefano

Nenhum comentário: