17.10.07

sobre falsas esperanças.

Não é sempre que eu consigo acreditar que algo irá dar certo. Não importa o quanto eu pense "Isso vai dar certo, isso vai dar certo, vai dar certo!", no fundo eu continuo achando que é 'a maior roubada'. Prefiro ser neutro - nem otimista, nem pessimista - para algumas coisas, pelo menos não crio falsas esperanças.
Hoje, por exemplo, terá jogo do Brasil e, por mais que eu queira goleada, meus pensamentos insistem em me dizer que não passará do 2x0 - se ganhar. Espero estar errado, prefiro assim, mas enquanto o juiz não apita o término da partida, não vou criar expectativas: se ganhar, ficarei muito feliz; se empatar, empatou; se perder, "Tudo bem, foi só um jogo".
De certo, não sou o mais adepto do famoso, "quem confia no seu taco, não tem inimigos", até por que, por maior que seja sua auto-estima, você continuará acordando de manhã sujeito a várias inimizades ou desavensas ao longo do dia. Não é pelo fato de você "se achar o cara" que seu time não irá perder, que não vai ter congestionamento, que seus filhos não vão falar que você é chato, que seu chefe não vai lhe demitir e que o mundo não vai olhar feio para você. Papos estilo auto-ajuda nunca foram meus preferidos, e nunca serão - eu espero -, pois eles tentam lhe fazer acreditar que o mundo é perfeito, você é perfeito e nada pode te derrubar! Pode haver maiores falsas esperanças que achar que tudo ao nosso redor e nós próprios somos perfeitos como nos contos-de-fadas ou no mundo da física? Que piada.
Saiba que o mundo não é perfeito, mas nem por isso deixa de ser belo e inspirador; cada um possui os seus defeitos, mas estes não fazem dos seres-humanos seres menos fantásticos; viver, por mais poético que seja, tem seus altos e baixos, por isso todos caem, mas o difícil é se levantar, tirar a poeira e partir para a próxima.
Se eu pudesse corrigir esta bendita frase de todos os lugares que já a li, eu colocaria assim:
"Quem confia no seu taco, vence seus inimigos".

Nenhum comentário: