14.10.07

sobre ter um sonho.

Saiu o vencedor do Nobel da Paz, assim como o esperado, este foi Al Gore. Pra quem não sabe, o prêmio é destinado a pessoa que tivesse feito a maior ou melhor ação pela fraternidade entre as nações, pela abolição e redução dos esforços de guerra e pela manutenção e promoção de tratados de paz. Al Gore ganhou pelo seu esforço em ter maior conhecimento sobre as alterações climáticas induzidas pelo homem e por lançar as bases necessárias para inverter tais alterações.
Ao me deparar com a premiação, fui pesquisar um pouco mais sobre ela e descobri que Martin Luther King foi o mais jovem ganhador do prêmio. Méritos para merecer o prêmio não faltaram, já que se empenhou em pregar o amor ao próximo e a paz entre as raças. Suas idéias eram tão marcantes que ele foi assassinado antes de uma das suas famosas passeatas em prol dos seus objetivos.
Anos se passaram, King continua sendo lembrado pela sua insistente luta pelos direitos dos negros na sociedade e pela paz mundial. Por causa dele, muitas coisas mudaram, mas falta muito pra chegar no ideal proposto por ele.
No fundo, assim como Al Gore e tantos outros, Martin só quis concretizar seu maior sonho.
Eu tenho o sonho de ver um dia meus 4 filhos vivendo numa nação em que não sejam julgados pela cor de sua pele, mas sim pelo seu caráter. Sonho com o dia em que a justiça correrá como água e a retidão como um caudaloso rio. Pessoas oprimidas não podem permanecer oprimidas para sempre.
Martin Luther King

Nenhum comentário: